domingo, 14 de abril de 2013

O Banquinho Vermelho

Esse foi o meu primeiro projeto dificil: dar uma cara nova pro banquinho que vive aqui em casa desde que eu me conheço por gente. Ele deve ter no mínimo uns 20 anos. Vejam como ele ficou:






Nessa foto ele parece lindo e pimpão, mas depois mostro os detalhes.

Vejam o banco antes.



Foi o primeiro projeto e cometi alguns erros, mas o resultado final e a condescendência com o fato de ser o primeiro fizeram com que eu achasse o resultado final satisfatório, hahahaha. 

Primeiro eu faria o assento com umas figuras que tenho da Monalisa, retiradas da revista Bravo. Eram sobre um artista que não sei o nome, pois cortei toda a reportagem, que ilustrava a Monalisa de várias maneiras. As imagens são muito divertidas, mas achei que fazer o primeiro projeto de patchwork numa base circular era ambicioso demais, então guardei as Monalisas para outro projeto. O animal print foi o plano B, não, minto, o plano C, pois o plano B foi outro guardanapo que eu rasguei fazendo a aplicação. Fazer a découpage de guardanapo também foi ambicioso demais da minha parte, mas fazer o que se sou metida. 

Vamos ao passo-a-passo:
Primeiro lixei todo o banco (que nem a minha cara) e dei três demãos de tinta, lixando entre as demãos. Usei tinta acrílica fosca vermelha e verniz semi-brilho em spray.
No assento, eu dilui cola branca em água e passei com um rolinho, e coloquei o guardanapo inteiro em cima, de uma vez, com muita burrice tentando que ele ficasse reto (e foi nessa parte que eu rasguei o primeiro guardanapo, mas persisti na técnica com o segundo guardanapo), passei a cola por cima e cortei os lados com estilete. Depois de seco muito verniz.

Agora vamos aos erros.

1 - Ter lixado mal o banco.


Em algumas partes a pintura ficou feia, pois não retirei todo o verniz quando lixei. Eu lixei o banco, e tentei tirar o verniz, mas fui meio porca e achei que tinha lixado o suficiente, o que não era verdade.

2 - Ter pintado uma parte do assento, ou não ter pintado todo o assento:



O papel do guardanapo é fino, e o meu borrão de tinta vermelha ficou aparecendo. Pinte toda a superfície, ou não borre a superfície.

3 - Aplique o guardanapo devagar e vá ajeitando e assentando com o rolinho.



Se você largar o guardanapo todo de uma vez ele vai formar rugas, e se você tentar ajeitar com a mão ele vai rasgar. Então acho que a maneira correta é ir colocando com o rolo e ele vai esticando o guardanapo e não forma as rugas.

É isso. Meu banco não ficou perfeito, mas eu gostei muito dele. Foi a primeira arte e tem um valor sentimental. O problema vai ser deixar alguém sentar no banquinho.
Obrigada, pessoal. Beijo e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário